Secretaria de Saúde de Patos comemora resultados positivos em 2017

06/01/2018 - 07:01

Na última semana do ano de 2017, o secretário adjunto da saúde, Wendel Palmeira, foi entrevistado em duas emissoras de rádio da cidade, oportunidade onde fez balanço positivo das ações da secretaria de saúde do município durante o ano.

Os jornalistas, Airton Alves, na Rádio Morada do Sol e Marcos Oliveira, na Rádio Espinharas, começaram as entrevistas, indagando o entrevistado sobre, como foi encontrada a secretaria no começo da gestão? O secretário adjunto, respondeu que foram inúmeras, desde material, a insumos. Os veículos, não tinham condições de se deslocar, as unidades básicas de saúde, sem equipamentos e consultórios odontológicos, sem as mínimas condições de funcionamento. A Unidade de Pronto Atendimento, UPA, tinha sido aberta para os serviços de urgência e emergência, mesmo sem cumprir as exigências do Ministério da Saúde e Conselho Regional de Medicina, CRM, que chegou a interditar, por tais irregularidades. Durante 15 minutos, foram apresentados os principais problemas e em seguida, Wendel Palmeira, elencou o balanço dos resultados obtidos pela secretaria de saúde.

 Começando pela atenção básica, os seguintes resultados:

Mais de 80% das UBS, Foram reformadas e duas unidades, inauguradas. Com a implantação de mais um Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). O total de atendimentos, 130.167 – atendimentos individuais; 2.203 – atividades coletivas; 15.202 – atendimentos odontológicos; mais de 50.000 procedimentos; e quase 370.000 visitas domiciliares, durante o ano 

No laboratório, equipados com máquinas de última geração, foram registrados, até o mês de dezembro, 38.400 atendimentos com a realização de 240.000 exames laboratoriais. Várias ações e eventos realizados pela equipe do laboratório, em parceria com a Secretaria de Saúde, levando o exame de tipagem sanguínea para as comunidades. Atendimento domiciliar e a coleta no distrito de Sta. Gertrudes. Também, foi instalado um equipamento para diagnóstico de tuberculose com resultados em até 2 horas. Os exames laboratoriais, agora informatizados, podem ser enviados diretamente via internet para os usuários em no máximo 48 horas.  

Na especializada, os resultados foram os seguintes:

No Centro Especializado em Reabilitação, CER, que foi reformado e contemplado com vários equipamentos modernos,  antigo CERPPOD, teve ao todo, 15.800 - atendimentos envolvendo consultas médicas, assistência social, psicologia, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicopedagogia, especialidades atendidas pelo Centro. 14.000 - bolsas de colostomia; 18 -  Órteses e próteses judicializadas a mais de 6 anos.

 

No Centro de Especialidades, Frei Damião, o número de especialidades oferecidas teve a demanda aumentada e os atendimentos foram:

 

152 Biópsias

1.596 Eletrocardiogramas

5.553 Ultrassonografias

33.940 Atendimentos médicos

 

Compartilhe

Shopping Patos Esporte

Comentários

Notícias Relacionadas

Livros recomendados