Farmácia Básica de Patos comemora resultados positivos do ano de 2017 e afirma boas expectativas para 2018

03/01/2018 - 08:01

Um ano com muitas mudanças e uma nova sede foi o marco da Farmácia Básica em 2017 no município de Patos. A avaliação foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde que comemorou positivamente as, ações no ano, apesar das grandes dificuldades que foram encontradas no início da gestão.

 

De acordo com a gerente de Farmácia e Laboratório, Germana Leitão, foi um ano muito positivo, pois trouxe qualidade ao atendimento dos usuários. “Encontramos a farmácia do município um caos. Tinham infiltrações, os medicamentos mal armazenados, sem refrigeração e até com medicamentos vencidos. Nós resolvemos mudar e hoje a população pode contar com uma estrutura adequada, medicamentos bem distribuídos e farmacêuticos capacitados para garantir um atendimento de qualidade”, disse.

 

A gerente ainda lembrou que neste ano foi implantado na Farmácia Básica o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), desenvolvido pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS), que objetiva qualificar a gestão da assistência farmacêutica nas três esferas do SUS, e contribui para a ampliação do acesso aos medicamentos e da atenção à saúde prestada à população. Com esse sistema, hoje é possível haver um controle das medicações e evita a falta de medicamentos na farmácia básica.

 

As expectativas para 2018 são as melhores possíveis. A previsão é de que haja uma descentralização e o Distrito de Santa Gertrudes passe a ter uma base ainda no próximo ano, além dos Distritos Geo-Administrativos com o objetivo de trazer mais conforto e comodidade aos usuários do SUS.

A farmácia básica do município fica localizada na Rua: Rui Barbosa, 434, centro e funciona das 7h às 11h e das 13h às 17h de segunda a sexta.

coordecom  

Gemana Leitão - Gerente de Farmácia e Laboratório de Patos

 

Compartilhe

Shopping Patos Esporte

Comentários

Notícias Relacionadas

Livros recomendados